segunda-feira, 8 de setembro de 2008

NO GOVERNO ATUAL OS BANCOS LUCRAM MAIS

Parece que o negócio mais lucrativo atualmente no Brasil é o do sistema financeiro. Todos os anos são anunciados que os lucros dos bancos bateram recordes.
Hoje tinha uma notícia nos jornais de que o Bradesco lucrou quatro bilhões no primeiro semestre e logo irão sair os balanços dos outros bancos e vai começar a competição para saber quem lucrou mais. Não há exceção, todos lucram muito. E somos nós que pagamos a conta.
Este ano o Banco Central emitiu uma medida mandando que todos os bancos cobrassem os mesmos tipos de tarifas. Diziam que isso iria melhorar para os clientes que teriam condições de saber quais as tarifas estavam sendo cobradas. Só que ocorreu ao contrário, todos os clientes passaram a pagar mais tarifas. Eu tenho conta em dois bancos e em um deles não pagava nenhuma tarifa devido aos pontos, com essa medida do Banco Central tive a surpresa de uma tarifa por emissão de extrato. Entrei em contato com o banco e me disseram que não era cobrado e agora com a equalização das tarifas passaram a cobrar. Tomei conhecimento que em outros bancos também foram criadas novas tarifas para atender a determinação do Banco Central. Também o valor mínimo para isenção de tarifas foi aumentado, pois alguns bancos exigiam menos e com a publicação das tabelas todos correram para igualar tudo.
O atual governo tem estimulado o sistema financeiro de todas as maneiras, criou o sistema de empréstimos consignados para aposentados da previdência e uns bancos antes desconhecidos passaram a operar, por telefone, e cresceram vertiginosamente. Os juros pagos nos empréstimos continuam altos, o juro pago em aplicações está a quase zero. Pelos resultados que começam a ser divulgados essas medidas deram certo, para os bancos, para nós foi mais um assalto ao nosso bolso.

Nenhum comentário: